Entrevista a Pedro Vasques, CEO da Rede Claro
Como classifica a relevância da EXPOFARMA, enquanto evento de partilha de experiências e de aprofundamento das relações entre os vários stakeholders?
Consideramos a EXPOFARMA como uma plataforma de referência na qual se reúnem os maiores intervenientes do mercado farmacêutico. Acreditamos que este evento atua como um polo de inovação, sendo a ocasião na qual são apresentadas as novidades e tendências pelas quais o mercado se irá orientar nos anos seguintes.
Do mesmo modo, este é o momento no qual os diversos stakeholders se reúnem, agrupando, de forma centralizada, as mais-valias que cada um deles acrescenta à cadeia de valor do mercado. É, por isto, a oportunidade ideal para a partilha de perspetivas que permitam acelerar o desenvolvimento do negócio de cada interveniente.
Reconhecemos à EXPOFARMA uma importância extrema, estando certos de que a troca de perspetivas e o aprofundamento das relações entre os diversos intervenientes de mercado potencia o estabelecimento de sinergias que se traduzem num real incremento de valor para o canal Farmácia e para o seu maior ativo – o Utente.
São Patrocinadores EXPOFARMA. O que vos levou a tomar essa decisão?
As edições anteriores da EXPOFARMA têm deixado claro que é nesta plataforma que se reúnem os maiores intervenientes do mercado, ditando as tendências do setor e promovendo a sua inovação.
A Rede Claro, sendo parte integrante da inovação deste setor, pretende contribuir para esta discussão de uma forma ativa.
De igual modo, um dos principais fatores que motiva a nossa presença prende-se com a vontade de celebrarmos, junto das nossas Farmácias e Parceiros, os resultados que, fruto da cooperação e colaboração da nossa comunidade, temos vindo a atingir.
Realçamos que as características inerentes a este evento, que reúne as equipas das Farmácias e os mais variados stakeholders, muitos dos quais, Parceiros Rede Claro, permite-nos comunicar com todos eles, relacionando-os e concretizando o nosso propósito de Rede.
Conscientes de que a dinâmica do mercado exige um contínuo desenvolvimento do negócio, temos como objetivo consolidar o nosso posicionamento no mercado, crescendo em quantidade e qualidade, sendo este um dos vetores do investimento feito.
Em suma, a EXPOFARMA é a plataforma ideal para estar perto das nossas Farmácias e Parceiros de forma simultânea, cultivando a partilha de conhecimento e possibilitando a proximidade que, como Rede de Farmácias, tanto prezamos.
Quais são os benefícios de Patrocinador que mais valorizam?
Para a Rede Claro, o Patrocínio de um evento como a EXPOFARMA assume-se como uma oportunidade de estreitar relações com Farmácias e Parceiros. Neste sentido, valorizamos a oportunidade de, uma vez mais, estarmos reunidos com aqueles que constituem a nossa Rede.
Por outro lado, a presença em stand permite incrementar a visibilidade que queremos dar às nossas Farmácias, uma vez que consideramos que as mesmas têm um posicionamento que as distingue das restantes. Queremos celebrar os sucessos das nossas Farmácias!
Fala-se muito da sustentabilidade dos grupos de farmácias, de farmácias em clusterização e de, em detrimento da redistribuição do valor, os grupos retirarem parte deste valor ao mercado. Aquilo que demonstramos diariamente é que, efetivamente, o mercado só terá lugar para quem acrescenta valor. Desta forma, através da nossa presença e do nosso modelo operacional, pretendemos tornar claro o valor que temos aportado ao mercado.
Numa outra vertente, consideramos que o mercado farmacêutico urge por inovação que possa ser aplicada a curto prazo. Assim, acreditamos que os Workshops que estamos a desenvolver constituem um sólido contributo no desenvolvimento e diversificação dos modelos de negócio da Farmácia Comunitária em Portugal. Alargamos este contributo a todas as Farmácias interessadas por considerarmos que a Farmácia Comunitária necessita de se desenvolver, fazendo frente aos desafios que pautam o dia-a-dia e fortalecendo a sua relação com o Utente. Assim, desafiamos Farmácias e Stakeholders a saírem fora da sua zona de conforto, incrementando a sua proposta de valor.
O que esperam desta edição da EXPOFARMA, realizada de forma conjunta com o CONGRESSO NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS?
A organização conjunta da EXPOFARMA com o CONGRESSO NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS tem, como consequência direta, o envolvimento de uma maior latitude de Farmacêuticos e Profissionais de Saúde. A possibilidade de encontrar um ponto comum nas perspetivas de profissionais das mais diversas áreas profissionais (desde a prática clínica até à área regulamentar) permite que se possa chegar a soluções que sirvam todos os espetros de atividade profissional, enriquecendo a qualidade das mesmas. Deste modo, consideramos que a edição conjunta com o CNF promove um maior envolvimento de todas as áreas do setor da Saúde, contribuindo para que os seus diversos participantes possam edificar uma proposta de valor sólida e assente nas necessidades de todos os segmentos profissionais. A Rede Claro espera que o Papel do Farmacêutico saia reforçado do certame, pois consideramos este como um Profissional de Saúde de importância extrema na resolução dos desafios que o Futuro nos reserva.
Que ações especiais estão a preparar para apresentar aos Farmacêuticos em outubro?
Tendo em conta os nossos desenvolvimentos recentes, temos algumas novidades que pretendemos partilhar com as nossas Farmácias. Num âmbito mais particular, não podemos deixar de destacar o lançamento do Paper Conclusivo do projeto “A FARMÁCIA DO FUTURO”.
Esta iniciativa, que a Rede Claro teve o prazer de promover em conjunto com o grupo HealthPorto e em colaboração com a MighT, conta com o contributo de mais de 600 profissionais de saúde, representando um total de 150 Farmácias, de Norte a Sul do País.
Durante mais de 9 meses, convocámos as equipas das Farmácias para que pudessem partilhar a sua visão sobre os problemas do sector, desafiando-as a deixar de lado os constrangimentos normais da sua atividade diária e criando propostas de valor para desenvolverem, em conjunto, uma Visão para “A Farmácia do Futuro”.
Colocámos as equipas das Farmácias na linha da frente da procura de soluções para os desafios que o sector enfrenta, porque ninguém está mais qualificado para pensar no futuro das farmácias comunitárias do que as pessoas que nelas trabalham diariamente.
Acreditamos que são as pessoas, e não as organizações, que têm o poder de mudar o mercado, ditando as suas tendências. É desse lado que queremos estar, com as pessoas e para as pessoas.
Dia 12, 13 e 14 de Outubro, teremos o maior prazer em vos receber e, conjuntamente, descobrirmos uma “SAÚDE POSITIVA”!