Como encara a necessidade de partilha de conhecimento numa era de economia colaborativa?
A Rede Claro concretiza uma intenção muito forte das farmácias em encontrar sinergias, por forma a potenciar e profissionalizar as diferentes áreas da actividade das farmácias e farmacêuticos, principalmente pelo acesso a dados, informação, mas sobretudo conhecimento.
Outrora a grande questão foi o “Big data”, que assumia muito maior relevância quando eram consolidados dados de diferentes proveniências e que, ao mesmo tempo, implicava a partilha e troca com aqueles dados que geramos in-house.
Logo depois, a questão centrou-se na “Informação”, que se traduzia na maior ou menor facilidade na “leitura dos dados” para provocar uma decisão.
Nos dias de hoje consideramos que o busílis do tema reside no conhecimento que é gerado precisamente pela partilha de dados e informação, onde devemos incluir as “experiências vividas”.
Dar tangibilidade a questões do foro cognitivo e emocional é imperativo para o sucesso das organizações.
Qual o valor acrescentado que espera retirar da presença da sua marca na Expofarma?
No mercado onde atuamos aquilo que desejamos para a nossa marca é que seja reconhecida por encerrar uma estratégia clara e transparente e que, ao mesmo tempo, transmita também a nossa Cultura Organizacional – Clappy Relationships. Consideramos esta cultura o nosso maior ativo, concretizando a forte e íntima relação entre os membros da equipa da Rede Claro, das equipas dos diferentes stakeholders e de todos os nossos colaboradores de todas as nossas Farmácias. Este sentimento de pertença sustenta as relações de reconhecimento que estabelecemos, sendo que, proporcionalmente, aumenta a responsabilidade de todos.
Esta cultura assenta na premissa de que são as pessoas, e não as organizações, que têm o poder de mudar o mercado.
Como vê a componente colaborativa e de partilha de informação experienciada na Expofarma?
Considero como objetivo principal da Expofarma o estabelecimento de pontes entre pessoas e organizações. Este link proporcionado pelo certame possibilita, a todos os intervenientes, o foco na Estratégia de Pharmacy Centricity que este setor preconiza. Pela sua magnitude, a Expofarma garante um trafego essencial para a construção e solidificação das plataformas onde são desenvolvidas as atividades de cada profissional ou organização.