Cartão Saúda mais uma vez presente na Expofarma

A Expofarma é “O” evento que reúne todos os profissionais relacionados com a industria farmacêutica, pelo que, se os nossos stakeholders vão lá estar, esta é uma oportunidade imperdível para marcarmos presença, por ser uma forma eficiente de promoção e uma oportunidade única de darmos a conhecer os nossos benefícios a todos os nossos parceiros. Por um lado, temos vantagens para apresentar ao nível da farmácia, nomeadamente no aumento do valor da cesta média por cliente, por outro lado mostramos aos laboratórios os benefícios que podem ter em termos de colocação de produto num meio relevante, a farmácia, e de uma comunicação segmentada e dirigida a cada perfil de cliente.

Estar na Expofarma é, também, uma excelente oportunidade de “medir o pulso” ao mercado, pois é, para nós, essencial compreender concretamente o que cada um dos nossos associados pretende alcançar com a implementação de um programa de fidelização, que partido pode tirar dessa ferramenta e quais os interesses e benefícios que os clientes e parceiros pretendem obter com este tipo de programas.

Não nos podemos esquecer que os programas de fidelização são, por norma, uma excelente forma de fortalecer a relação entre marcas e clientes, com o objetivo de prolongar no tempo uma relação frutuosa e duradoura para ambos.

Uma das bases para a fidelização é a satisfação do cliente e esta é baseada não só na experiência atual, mas também nas experiências passadas e na perspetiva de experiencias recompensadoras de satisfação no futuro. Neste sentido, o programa Saúda tira partido de todos os meios técnicos e digitais disponíveis para proporcionar uma oferta de valor acrescentado a cada um dos seus clientes.

A forma como uma marca consegue fidelizar os clientes depende da capacidade que tenha de oferecer algo diferenciador aos consumidores, de oferecer vantagens e ofertas que sejam percecionadas pelos clientes como compensadoras, exclusivas e que, de facto, justificam uma relação duradoura com aquela marca ao longo do tempo.

As novas tecnologias e a sua permanente evolução possibilitam vários tipos de análises, estudos e a criação de linhas de orientação para o programa Saúda. A gestão e análise de dados, permitem que os programas de fidelização possam ser otimizados ao nível do cliente individual (eficácia), direcionados aos clientes mais relevantes (eficiência) e analisados com base no comportamento individual do consumidor. Este tipo de conhecimento permite à empresa fazer uma adequação local e/ou individualizada das suas campanhas, comunicação, etc. Poderá adequar as suas ações e ofertas de acordo com os seus segmentos e micro-segmentos e assim obter melhores

resultados. O que se espera de um cliente que adere a um cartão de fidelização é que o utilize sempre que fizer compras na loja, só desta forma o cartão pode ser uma ferramenta eficaz de desenvolvimento do conhecimento e informação que permita uma boa gestão da relação com os clientes.

Do ponto de vista do cliente, o cartão de fidelização é uma ferramenta que gera recompensas.

As várias mudanças ao nível do comportamento e necessidades dos mercados e dos consumidores, são um verdadeiro desafio: a tendência para a individualização da comunicação; os avanços na tecnologia, com a disponibilização de dados cada vez mais relevantes e relacionáveis, permitem um conhecimento mais profundo dos clientes e a antecipação das suas necessidades.

O aumento de programas de fidelização reflete a alteração que se vem verificando no mercado, que está cada vez mais competitivo, com consumidores cada vez mais informados e mais exigentes, para além de refletir também a tendência cada vez mais crescente do direcionamento para o marketing relacional e para a gestão de relações com o cliente (CRM) em termos de estratégia de marketing.

Uma comunicação constante com o cliente é essencial e demonstra que estamos preocupados com o cliente. Para além disso, uma comunicação/diálogo constante com os clientes permite uma adequação constante da oferta às necessidades, do cliente e das suas intenções de compra.